Qual a importância da parceria - Família x Escola?
Reflexões necessárias
Educação refere-se à formação do homem. E sabemos que esse processo se constitui inicialmente na família, portanto, a função de educar é de responsabilidade primária dessa instituição, cabendo à escola o papel secundário de auxiliá-la nessa ação.
Se por um lado não é fácil para os pais cumprirem a tarefa de educar seus filhos, por outro, a escola sozinha também não garantirá o bom rendimento dos seus educandos.
Por isso, a parceria entre família e escola se faz indispensável. Na verdade, ambas devem formar uma grande equipe com base no trabalho compartilhado e na ajuda mútua. Pois, não temos como analisar o desempenho dos estudantes sem levar em consideração seu contexto, afinal, seu perfil vai além dos portões da escola. Logo, quando se fortalece essa parceria os resultados são bastante significativos.
Para que essa parceria funcione de fato e consiga obter bons resultados, são necessárias ações eficientes a fim de atingir os objetivos. Onde a escola deverá possibilitar um ambiente adequado aos estudos desde sua infraestrutura até a formação do processo ensino-aprendizagem, no qual estimule a autorreflexão. Em casa, o acompanhamento deverá ser feito pelos responsáveis através das realizações das atividades escolares, estudos diários e do estímulo aos conteúdos explicados em sala pelo professor, permitindo, assim, que os mesmos se posicionem e procurem formular seus próprios entendimentos. A partir disso, estabelecer uma ligação de confiança entre essas duas instituições: família e escola.
Portanto, a presença da família na escola é extremamente necessária. Essa relação contribuirá para o desenvolvimento da criança e do adolescente que futuramente se tornará um adulto mais seguro de si mesmo, mais apto a enfrentar os obstáculos da vida e agir de forma mais consciente. Lembre-se, a escola é transitória e os filhos são eternos.
Prof.ª Eliane Lima
Especialista em Metodologias do Ensino de História (Universidade Estadual do Ceará)